Avatar

10 FILMES PARA APAIXONADOS POR TECNOLOGIA

4 fevereiro 2015
No Comments
908 Views

Desde o princípio do cinema a tecnologia já era um tema presente em grandes filmes, principalmente no gênero de ficção cientifica, o poder das invenções tecnológicas se mostrou extremamente significativo dentro da sétima arte.

Por isso, confira 10 filmes que você não pode deixar de assistir, seja por contar os acontecimentos por trás de grandes invenções tecnológicas, ou por explorar a forma como nos relacionamos com o mundo virtual, são boas histórias que devem interessar qualquer amante de tecnologia:

Ela

Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, o filme “Ela” de 2013 conta a história de um homem chamado Theodore Twombly (Joaquin Phoenix) que se apaixona por um sistema operacional, que tem a voz de Scarlett Johansson. O filme mostra de maneira delicada uma relação muito íntima entre uma pessoa e um sistema de inteligência artificial. É um retrato interessante de como a nossa relação com um computador ou um dispositivo eletrônico pode mudar no futuro.


A Rede Social

Lançado em 2010, o filme conta a história de como nasceu a rede social mais importante da atualidade, o Facebook. Com direção de David Fincher, mostra o início da rede, dentro da Universidade de Harvard, e as brigas entre Zuckerberg e os outros fundadores, como o brasileiro Eduardo Saverin.


Blade Runner

“Blade Runner, o Caçador de Andróides”, de 1982, é um dos grandes clássicos de filmes que tratam sobre tecnologia. Ele conta a história de Rick Deckard (vivido por Harrison Ford), um homem especializado em caçar robôs em Los Angeles no ano 2019. Os androides são proibidos na Terra, mas são indistinguíveis de um humano adulto. Como uma boa ficção científica, o filme é cheio de carros voadores e ambientes futuristas.


Catfish

Este documentário de 2010 mostra três amigos viajando para conhecer uma garota que um deles conheceu pelo Facebook. O filme mostra como as relações virtuais não envolvem o mesmo grau de confiança que uma relação física entre pessoas. É melhor não entrar muito no enredo, pois o final do documentário é, de certa forma, chocante.


2001 – Uma Odisseia no Espaço

Um clássico de Stanley Kubrick, o filme de 1968 contou com mais de 50 empresas e organizações ajudando na previsão de como seria a tecnologia em 2001. O filme mostra tecnologias que vieram a se tornar realidade e outras que não. As principais tecnologias mostradas no filme são viagens interplanetárias tripuladas, colonização da Lua e inteligência artificial.


O Triunfo dos Nerds

Produzido em 1996 pela rede americana PBS, seu nome é inspirado no filme de comédia “A Revolta dos Nerds”. O documentário analisa a situação do Vale do Silício em meados dos anos 90. Entre os personagens que aparecem estão Steve Jobs, Bill Gates e Steve Wozniak.


Indie Game

“Indie Game”, de 2012, é um documentário que explora os desenvolvedores independentes de videogame. O filme acompanha a trajetória de criação de games que conseguiram um certo prestígio posteriormente, como “Fez” e “Super Meat Boy”, focando principalmente nos dramas pessoais de seus desenvolvedores, serve também para o espectador entender o mercado e os riscos corridos por cada criador.


Piratas do Vale do Silício

“Piratas do Vale do Silício” é um filme que conta a história das duas maiores representantes do Vale do Silício, Apple e Microsoft. Lançado em 1999 e feito para a televisão, ele mostra o período entre 1970 e 1985. Steve Wozniak e Bill Gates comentaram posteriormente que o filme é relativamente fiel à realidade. Vale conferir.


Minority Report: A Nova Lei

Em “Minority Report: A Nova Lei”, o personagem de Tom Cruise usa constantemente uma interface de movimentos. O filme, dirigido por Steven Spielberg se passa em 2054 e conta a história de uma unidade especial da polícia capaz de prender assassinos antes deles cometerem seus crimes. A produção contou com diversos conselheiros para a parte de tecnologia, entre eles, engenheiros do MIT.


O Quinto Poder

“O Quinto Poder”, de 2013, conta a história do WikiLeaks e de Julian Assange, que é vivido pelo britânico Benedict Cumberbatch. O filme mostra o início da plataforma de compartilhamento de arquivos secretos. No filme está retratado o vazamento de materiais do Afeganistão e outros passados por Chelsea Manning.


Fonte: Exame.com



Nenhum Comentário


Deixe um comentário

ÚLTIMOS PROJETOS


SOBRE A GO2


Unindo o que há de melhor em Tecnologia e Interatividade, a Go2 é responsável por pensar e desenvolver novas maneiras de interação, novos meios em que possam ser expressadas as suas ideias e contadas suas historias.