ALGORITMO É CAPAZ DE MEDIR A QUALIDADE DE UM FILME
Já pensou se você pudesse saber se um filme é bom ou não somente através de um algoritmo? Seria mais confiável que as meras estrelinhas? Pensando nisso, os cientistas da universidade americana Northwestern desenvolveram um algoritmo capaz de prever quais filmes serão incorporados ao acervo da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Nela, só entram obras com valor histórico, cultural ou estético considerado alto por um grupo de críticos.
Baseados em dados fornecidos pelo site da Internet Movie Database (IMDb.com), especialista em cinema, o algoritmo calcula o número de referências que obras posteriores fizeram a um determinado filme.
Foram analisados 15.425 filmes no estudo, e os matemáticos e cientistas descobriram que se um filme é lembrado por outros 25 anos após o seu lançamento, suas chances de entrar para a Biblioteca do Congresso chegam a 91%.
O Poderoso Chefão”, de 1972, foi um dos filmes analisados. Ao todo, foram identificadas 1.323 alusões a esse filme em outras obras – como falas repetidas ou mesmo a execução do tema musical do filme, que está na Biblioteca do Congresso desde 1990.
Fonte: Exame