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Aplicativos para Engajar os Clientes

2 maio 2016
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Uma das principais razões para se ter um aplicativo é poder efetivamente “vender” seu negócio. Não importa em qual área de atuação, há sempre uma boa chance de se beneficiar ainda mais com as pessoas conhecendo melhor a sua empesa. E, quanto maior o alcance, mais as chances de sucesso. Ter um aplicativo é um importante canal para transmitir sua mensagem sem precisar pagar por publicidade. Até porque, como se sabe, publicidade e marketing podem custar bastante hoje em dia. E uma maneira de falar direto com seus clientes é por meio do seu próprio aplicativo.

Aplicativos móveis são também uma boa fonte de receita para alguns setores. Gerar receita por meio de um app não é sempre possível ou mesmo fácil, mas essa pode ser uma ferramenta que melhora consideravelmente seus lucros. A boa notícia é que há diversas maneiras de monetizar seu aplicativo uma vez desenvolvido e lançado no mercado.

Entretanto, com a competição acirrada do mercado atual, o que pode ser feito para que clientes ou potenciais clientes se interessem em baixar o seu aplicativo? E mais, como garantir que seu app não seja descartado rapidamente? Não há uma fórmula mágica para o sucesso, porém, há algumas dicas a serem seguidas e problemas a serem evitados.

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Conheça sua estratégia

Assim como qualquer iniciativa nos negócios, não se pode apenas decidir desenvolver um aplicativo e esperar alcançar sucesso com isso sem ter um bom planejamento estratégico, como destaca o site Business2Community. Quais são as principais necessidades do seu cliente? Você quer um aplicativo apenas para relacionamento e ações de marketing ou precisa de um sistema que realizará transações? Quem é a audiência que você busca fidelizar e quais seus desejos e expectativas? Você pode desenvolver um aplicativo tanto para iOS quanto para Android? Uma vez que tenha todas essas respostas, aí sim estará pronto para seguir adiante.

Quem é a sua audiência?

Você precisa saber quem quer atingir. Entender seu público-alvo a fundo é o principal ingrediente para um aplicativo de sucesso. Nem todo produto será um sucesso de adesão como o Instagram, por exemplo, o que é de se esperar, e os desenvolvedores devem levar isso em consideração. Em outras palavras, um aplicativo de nicho pode ser um grande sucesso se bem desenhado para o público em questão.

Priorize a execução

Segundo o jornal USA Today, 80 a 90% dos aplicativo são deletados pelos usuários após poucos acessos. A quantidade de aplicativos que, de fato, são usados, é significantemente menor do que a de apps baixados.

O que isso significa para os criadores? Os usuários têm uma baixa tolerância por aplicativos que não funcionam bem. Um estudo da Compuware observa que apenas 16% dos usuários de smartphones tentarão usar um aplicativo com erros mais de uma vez, como explica o site TechCrunch. Um aplicativo com bugs ou cheio de erros não tem muita funcionalidade, mas, ainda pior que um app com falhas, é um que não as conserta. Sendo assim, é sempre importante garantir que a execução seja priorizada e ouvir prontamente a avaliação dos clientes depois que o aplicativo é lançado.



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