Avatar

AS INOVAÇÕES EM EDUCAÇÃO DO SXSWEDU 2016

19 janeiro 2016
No Comments
458 Views

Reconhecido internacionalmente como um evento que aponta convergências tecnológicas, artísticas e criativas, o SXSW também tem a versão Education, na qual o foco das ações é avaliar iniciativas digitais para a aprendizagem – e servir como uma plataforma de divulgação das mesmas.

Todo ano a categoria recebe vários inscritos do mundo inteiro para a premiação no SXSW Education (SXSWedu). São várias startups oferecendo ferramentas acessíveis e com potencial inovador para a educação. Cada concorrente terá uma chance de apresentar seu projeto para os juízes da competição e também para o público do evento. O prêmio para os ganhadores, entre outras coisas, é um mentoring com os principais nomes da área.

Veja a lista dos concorrentes deste ano:

ELSA – Aplicativo para quem quer aprender inglês

Para quem está estudando inglês e quer melhorar a pronúncia, o app Elsa promete ser uma forma rápida e eficaz de aprendizagem. Eu experimentei, lembra um pouco o Duolingo, mas os exercícios, até onde fiz, são todos de fala. Você reproduz frases e palavras e recebe dicas de como melhorar sua pronúncia. É bem fácil de usar, mas quem tem um conhecimento mais avançado da língua pode achar repetitivo. Até o momento só existe a versão para Android. A versão para iPhone está prevista para fevereiro deste ano.

sxswedu-001

ADMIT.ME – Rede social para quem sonha em estudar fora

Com o slogan “insiders helping you”, o Admit.me é uma rede de colaboração gratuita para quem quer entrar nas melhores faculdades internacionais, inclusive as americanas, como Harvard, Stanford, MIT. O funcionamento é simples: você faz o seu perfil e pode tirar dúvidas com alunos que já passaram pelo processo seletivo, com professores e profissionais que podem te dar suporte para a sua application. Parece uma mão na roda para quem sonha em estudar fora. Ainda está na versão beta, mas parece interessante. Para quem já usa o Quora, a ideia é quase a mesma.

sxswedu-002

ALCHEMIE – Brinque com química orgânica

A ideia da startup é desenvolver jogos que facilitem a compreensão da química orgânica, segundo pesquisas, essa matéria é responsável por 40% de reprovações, e é melhor compreendida de um jeito mais criativo.

sxswedu-003

EXPII – Democratizando a solução de problemas práticos

Quem gosta do Quora e tem uma veia de Exatas forte e pulsando, vai gostar da plataforma gratuita e aberta Expii. Você pode cadastrar perguntas ou respostas sobre Ciências e Matemática, um crowdsourcing de aprendizagem de biologia, astronomia, cálculo, álgebra, entre outros. Cada pessoa pode contribuir com a mesma resposta, pois, segundo a startup, existem várias maneiras de se chegar a uma solução. Não existe um único jeito “certo”.

sxswedu-004

PARAGON ONE – Rede social de coaching de carreira

Imagine participar de um clube restrito com empresários e líderes das principais empresas americanas? Paragon One é um site de coaching/mentoring de carreira para profissionais e estudantes em busca do sonho americano, e os convites são por indicação.

PARACHUTE – Encontre um professor substituto

Um professor substituto a distância de um clique, esta é a proposta da startup. As pesquisas apontam que cerca de 5% das aulas do ano letivo americano são ministradas por professores substitutos. Tanto professores quanto as escolas podem acessar e cadastrar os perfis. A escola pode substituir aulas tradicionais por palestras e workshops com músicos e cientistas, ou procurar substitutos para as disciplinas tradicionais. Os professores e outros profissionais podem cadastrar seus currículos e habilidades diferenciadas, como ioga com poesia, e análise textual com aulas de violoncelo.

sxswedu-005

TERRITORIUM – A startup mexicana que deseja revolucionar a educação

Com metodologias que, apesar de ainda pouco usadas, já existem e são aplicadas a algum tempo pelo Media Lab do MIT, Harvard, várias faculdades europeias e chancelada pela ONU. A Territorium mescla Problem e Project Based Learning, Learning by Doing e outras tendências criativas.

sxswedu-006

WORDSLIIVE – Aprendizado da língua usando multiplataformas

Na lista ainda tem a Wordsliive, que trabalha com a alfabetização e domínio da língua inglesa usando multiplataformas, como músicas, códigos e linguagem de programação, social media e mensagens de texto. Eles desenvolveram um algorítimo chamado CGI (Contemporary Grammar Integration) e já são figurinhas conhecidas pelos TEDx da vida.

sxswedu-007


Fonte: SXSWEDU



Nenhum Comentário


Deixe um comentário

ÚLTIMOS PROJETOS


SOBRE A GO2


Unindo o que há de melhor em Tecnologia e Interatividade, a Go2 é responsável por pensar e desenvolver novas maneiras de interação, novos meios em que possam ser expressadas as suas ideias e contadas suas historias.