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ELEIÇÕES 2014 | CASE – OGIER BUCHI

18 novembro 2014
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Desde 2007, a Go2nPlay Studios desenvolve soluções digitais para campanhas eleitorais. Um nicho bastante complexo, principalmente com a democratização das redes e a interação por elas proporcionada.

A cada nova eleição as mídias digitais ganham mais força e importância por dois motivos:

1. Os eleitores são cada vez menos impactados pela propaganda tradicional, devido às limitações impostas pelo TRE. A grande quantidade de candidatos, partidos e propostas acabam se confundindo diante do eleitorado que não consegue acompanhar os posicionamentos para fazer suas escolhas.

2. A propaganda de massa, não considera os diversos perfis de eleitores, o que desejam e como querem receber as informações que consideram importantes para tomar as melhores decisões.

Diante deste cenário os meios digitais conseguem ser a alternativa eficaz para a transmissão de discursos e mensagens. Com a vantagem de “falar” com públicos específicos e segmentados. Proporcionam um entendimento mais profundo de quem são os candidatos e quais podem representar o cidadão no poder público.

Em parceria com a Go2nPlay Studios, Ogier Buchi – que pela primeira vez é candidato ao Governo do Paraná – comprovou o quanto uma estratégia digital gerenciada por profissionais experientes pode trazer resultados expressivos.  Em 2013 viu a necessidade de ampliar seu reconhecimento junto ao público que o assistia diariamente no “Jornal da Massa” (Rede Massa/ SBT-PR), com atuação na Internet. A Go2nPlay Studios foi a agência escolhida para desenvolver a plataforma para seu portal de notícias, blog e a gestão de seus canais nas redes sociais (Facebook, Twitter e Youtube).

A campanha de Ogier Buchi para o Governo do Estado teve a plataforma digital como solução capaz de ampliar o alcance dos ideais do candidato e seu partido. Proporcionou que os eleitores pudessem ter com Ogier Buchi um contato mais próximo e direto. O pouco tempo destinado ao candidato e suas propostas na propaganda gratuita no rádio e na TV foram amplificados por uma série de canais online que permitiram que os eleitores pudessem ver e ouvir o que Ogier Buchi tem como plataforma para “Um Senhor Paraná”.


IDENTIDADE VISUAL E CONCEITO

O perfil do candidato, os propósitos do PRP (Partido Republicano Progressista) deram origem ao mote da campanha “Construir um Senhor Paraná” – um estado que dê orgulho aos paranaenses e aqueles que o escolheram para viver. Um candidato novo, sem os velhos vícios da política, e um partido que se orgulha em ser o primeiro do Brasil. Como traduzir todas estas informações? Com uma releitura do símbolo máximo do Paraná – a Araucária, unido a um slogan forte e direto: “Ogier 44. Mudança de fato”.

A paleta de cores, tipografia, texturas e fotografias foram selecionadas cuidadosamente junto à equipe do candidato para que representassem os ideais do partido e da campanha. O amarelo, que se sobrepõe as demais cores utilizadas nas peças foi escolhido por representar, segundo a teoria das cores, a evolução, o progresso, a inteligência e a energia – conceitos primordiais para o slogan da campanha.

 

O desafio da Go2nPlay Studios foi desenvolver uma campanha multimeios que dialogasse com diversos perfis de eleitores. A estratégia uniu peças tradicionais (materiais impressos) e versões digitais. Todos os materiais gráficos – adesivos, cartazes, colinhas, perfurates, banners, preguinhas, jornais e santinhos -, também estiveram à disposição para download no site do candidato. Uma forma de fazer do eleitor um participante ativo da campanha. Além, é claro, de otimizar a produção gráfica em comitês espalhados por várias regiões do estado, reduzindo assim os investimentos em logística e distribuição.

 

 


REDES SOCIAIS

Facebook | Twitter | Youtube

O objetivo principal do projeto de gestão de redes sociais de Ogier Buchi foi apresentá-lo como uma nova via, uma legítima opção de mudança. Criar canais para o diálogo com os eleitores – o que a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV não permite e, sobretudo, reforçar os leads de propostas e mensagens em busca de apoio/engajamento de amigos e eleitores.

 

As plataformas escolhidas – Facebook, Twitter, YouTube e Google+ – proporcionaram a divulgação da plataforma política e também o acompanhamento pontual das atividades do candidato durante a campanha: entrevistas, matérias veiculadas na imprensa e as repercussões da participação de Ogier Buchi nos debates. As redes sociais ainda tiveram um papel determinante para garantir visibilidade de como pensa e age Ogier Buchi e como ele planeja a “Mudança de Fato”.

Todas as ações nas redes sociais estiveram alinhadas com as metas da campanha, buscando ampliar o alcance das ações determinadas pelo planejamento, criado em conjunto com a equipe de coordenação estratégica do partido, do candidato e a Go2nPlay Studios.

Coube a Go2nPlay Studios a responsabilidade de traduzir os objetivos com ferramentas on e off line, selecionando públicos, criando e desenvolvendo estratégias que, efetivamente, impactassem positivamente uma gama de eleitores altamente segmentada. Com interesses, necessidades e aspirações individuais.

Os conteúdos divulgados nas redes foram pautados, com o apoio da equipe de comunicação do candidato, por fatos e notícias sobre a corrida eleitoral. Ogier Buchi teve participação ativa e pode através de posts, vídeos e transmissões ao vivo conversar diretamente com os eleitores e mostrar suas propostas e ideias.

A gestão dos canais foi permanente e monitorada pela Go2nPlay Studios e pela equipe de comunicação da campanha, treinada previamente por nossos profissionais. Os usuários das plataformas foram acompanhados e sempre que se manifestaram com perguntas, críticas e sugestões tiveram respostas, que antes de enviadas, foram elaboradas com a participação do candidato. As ações não foram automatizadas, demostrando a importância do relacionamento com o eleitor para a campanha “Ogier 44. Mudança de Fato”

ESTRATÉGIA

 


GESTÃO

 


CONTEÚDO

Redação,  Layout e acompanhamento de interações com as publicações.

 

 

 


 

O perfil do candidato no Twitter tornou-se uma das ferramentas mais poderosas de suporte à campanha, com um estudo direcionado para ampliar o alcance e também com um monitoramento dedicado, que fez com que o perfil ganhasse cada vez mais espaço na rede. O trabalho alcançou excelentes números que puderam ser comprovados nas ações de suporte aos debates televisionados com os demais candidatos.

 

Os tweets produzidos na conta @OgierBuchi alcançaram, na primeira quinzena do ultimo mês (setembro de 2014), quase 2 milhões de pessoas, com 700 tweets e 1700 RTs.

 


PROJETOS WEB

 

Para apresentar as propostas do candidato, materiais de campanha, vídeos, jingles e demais conteúdos, a Go2nPlay desenvolveu o novo site para o Cliente, especialmente para a campanha – Confira: www.ogierbuchi.com.br. Foram utilizadas também as propriedades de HTML5 para tornar a interface responsiva para dispositivos móveis. Além disso, uma equipe também foi direcionada para cuidar da gestão de conteúdo a ser inserido diariamente no site.

 


 

Newsletter enviada no início de Setembro, com o objetivo de alcançar novos eleitores. Buscamos informá-los com os principais conteúdos produzidos nos canais digitais do candidato. Neste projeto a Go2nPlay realizou a produção de conteúdo, layout e gestão/monitoramento de envio.

 


 

O objetivo desta aplicação foi o de alcançar individualmente perfis de grupos de listas de usuários do Twitter, fazendo com que estes pudessem compartilhar a interação da aplicação com seus amigos e seguidores. Confira a aplicação aqui!

O conteúdo da aplicação baseia-se nas principais propostas do candidato e nos anseios que cada eleitor tem para melhoria do Estado.

 


NOSSAS CONCLUSÕES

Acreditamos no ato de cidadania do voto, e que todos com suas possibilidades podem construir um estado e uma política melhor. Aceitar novos desafios e acreditar nos ideais do cliente, motivaram a equipe da Go2nPlay a entregar um projeto completo e que a cada novo dia alcança excelentes resultados, que de forma satisfatória vem sendo refletido na campanha eleitoral. A conclusão do projeto poderemos analisar após o dia 5 de Outubro.


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