Avatar

Facebook e o investimento em Live Streaming

14 abril 2016
No Comments
371 Views

Depois de liberar a funcionalidade para todos os usuários em dezembro passado, o Facebook anunciou uma série de atualizações para tornar a rede social uma força incontestável na produção e consumo de vídeo.

É uma espécie de turbo na corrida contra seus concorrentes – Snapchat, Twitter (que comprou o Periscope), e YouTube (que vai lançar app próprio de livestreaming – que até então tinham largado na frente no segmento.

A primeira mudança anunciada é a inclusão de uma nova aba de vídeo nos aplicativos, tanto iOS quanto Android. Ela vai ocupar o centro da barra de atalhos no rodapé, jogando o ícone o Messenger pra fora. Essa aba apresenta diferentes seções, que incluem transmissões ao vivo que estão sendo realizadas naquele momento ao redor do mundo, e também as que estão sendo feitas por amigos e páginas que você segue, além da divisão de vídeos por categorias. Como sempre, a mudança no aplicativo vai começar as poucos – para uma pequena porcentagem de usuários, segundo Facebook – e depois deve chegar pra todo mundo.

Outra alteração revelada é a possibilidade de fazer transmissões privadas, seja dentro de um grupo ou página de evento. Também será possível convidar amigos para assistir um vídeo ao vivo – no mesmo processo que se marca uma foto, por exemplo – que receberão assim uma notificação.

Pegando ideias “emprestadas” do Periscope, o Facebook quer oferecer mais interatividade nas transmissões. Além do like, as reações – “Amei”, “Haha”, “Uau”, “Triste” ou “Grr” – também estarão disponíveis durante o vídeo, e de uma forma contínua e não mais única, da mesma maneira que os corações do Periscope, que sobem na tela conforme a audiência se mostra interessada no conteúdo.

Essas reações serão exibidas de modo similar pra quem assistir o vídeo após o término da transmissão, inserindo os ícones e comentários no momento em que foram inseridos pelo espectador.

O aspecto visual também vai contar com atualizações. Uma delas é o uso de filtros de imagem, por enquanto limitados a cor, como preto e branco e sépia, por exemplo. Outra função é a possibilidade de desenhar e escrever sobre o vídeo.

streaming-fb-001

Por fim, no desktop, o Facebook vai oferecer um mapa que exibirá todas as transmissões ao vivo que estão sendo realizadas em tempo real.

streaming-fb-002

Facebook e empresas de mídia estão definitivamente a toda velocidade no trem do hype. Resta saber agora se é isso o que o povo quer, baseado nessa atual concepção de que o Snapchat é a televisão dos mais jovens. Segundo o próprio Facebook, vídeos ao vivo recebem dez vezes mais comentários do que vídeos normais publicados na rede social.


Fonte: B9



Nenhum Comentário


Deixe um comentário

ÚLTIMOS PROJETOS


SOBRE A GO2


Unindo o que há de melhor em Tecnologia e Interatividade, a Go2 é responsável por pensar e desenvolver novas maneiras de interação, novos meios em que possam ser expressadas as suas ideias e contadas suas historias.