Avatar

Inteligência Artificial e reconhecimento de padrões

11 abril 2016
No Comments
334 Views

Vivemos em uma era onde nossas narrativas, acontecimentos, histórias, são contadas através de hieróglifos da era digital, tornando-as mais expressivas, fáceis de compreender e absorver. Porém, mesmo que sem querer, acabamos excluindo mais de 270 milhões de pessoas da conversa: as pessoas cegas ou com dificuldade visual.

Porém, o Facebook lançou uma tecnologia, por enquanto só em IOS e em inglês, que consegue gerar uma descrição de uma foto utilizando tecnologia de reconhecimento de objetos. O Facebook descreve a foto como, por exemplo, “Foto: três pessoas, uma árvore, sorrisos, sol”.

Agora, o mais interessante disso é que conseguimos notar claramente os avanços tremendos em inteligência artificial e reconhecimento de padrões. Hoje já conseguimos perceber as mudanças no Google Fotos ou Facebook, por exemplo, sendo cada vez mais assertivos em reconhecer quem é determinada pessoa. Nesse feature conseguimos ver exatamente quais objetos e situações que AI já consegue “identificar” e nomear.

Como isso acontece? As redes neurais tem bilhões de parâmetros a partir das fotos já existentes e são “treinadas” para “aprenderem” por si só a fazer tais reconhecimentos. E já está sendo usado não só para deixar nossa vida mais fácil, mas também para o bem.

Por que quando as pessoas e as máquinas estão conectadas e trabalham em conjunto, conseguimos coisas extraordinárias e incluir cada vez mais pessoas.



Nenhum Comentário


Deixe um comentário

ÚLTIMOS PROJETOS


SOBRE A GO2


Unindo o que há de melhor em Tecnologia e Interatividade, a Go2 é responsável por pensar e desenvolver novas maneiras de interação, novos meios em que possam ser expressadas as suas ideias e contadas suas historias.