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Mobile Games: Nova Fronteira para Jogos Online

12 maio 2016
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Jogos online foram, até três ou quatro anos atrás, para meninos teenagers que sentavam diante de seu desktop e ficam horas jogando com outros teenagers. Mas a rápida expansão dessa fronteira tanto etária, quando de plataforma, está revolucionando o mundo dos games online. E isso é uma enorme oportunidade para as marcas.

Mais recente estudo Nielsen 360º. Gaming Report mostra que o mobile está levando os jogos online para inúmeras outras faixas etárias e as mulheres passam agora a se engajar também muito mais do que antes.

O levantamento mostra ainda que a chegada dos aparelhos de realidade aumentada vem contribuindo para um engajamento cada vez maior dos jogadores (de novo, oportunidade para as marcas) e que a categoria chamada de Esports desponta como uma nova febre entre todos esses jogadores.

Segundo a pesquisa, quando analisada a audiência de jogos online em plataformas mobile, na faixa etária 13+, cerca de 49% são já mulheres. Na média, os jogadores de mobile games tem 36 anos, o que é bastante mais do que os usuais players em desktops.

Outro aspecto capturado pela pesquisa é que as plataformas móveis, como seria de se esperar, ampliam as possibilidades de acesso em locais que um desktop obviamente não permitiria. Esse fator é considerado pelo estudo como potencialmente relevante para que os mobile games expansão ainda mais a prática dos jogos online tanto em horas do dia como em locais de uso para muito mais além do que são hoje.

Em paralelo, a chegada dos devices de realidade virtual vem também contribuindo para que o engajamento dos jogadores seja mais imersivo e envolvente. Para as marcas isso significa uma oportunidade muito rica de poder acompanhar a tendência e buscar criar formas não invasivas, mas atraentes, de presença nesse ambiente único.

Como outra tendência a ser acompanhada mais de perto pelos profissionais de marketing está a ascenção dos chamados Esports, em que jogadores experientes jogam para que plateias acompanhem seu desempenho e performance. Na Ásia, esses jogos assistidos por plateias lotam estádios e os jogadores se transformam em ídolos comparáveis aos jogadores de esportes na vida real. Uma febre que deverá invadir o Ocidente em muito breve.


Fonte: Inovation Insider



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