Avatar

O CONCEITO DE ENGAJAMENTO NAS REDES SOCIAIS

9 junho 2015
No Comments
555 Views

Os perfis de grandes marcas tem ocupado espaços cada vez maiores nos mais diversos sites de redes sociais, buscando interatividade, conversões em vendas e branding. Quem trabalha com Mídias Sociais deve estar ligado o tempo todo nas tendências, estar por dentro das notícias e novidades e ter o timing perfeito para caminhar na mesma velocidade de seus usuários.

engajamento-001

Dentro desse cenário, muitas marcas acreditam que abusar de “memes”, humor raso e linguagem inapropriada é o melhor caminho para engajar seus fãs e seguidores.

Porém, temos uma questão que merece ser analisada com atenção:

Engajamento não é, necessariamente, a quantidade de comentários, replys, compartilhamentos e likes em uma publicação. Se um profissional de Social Media se nortear apenas por esses quesitos, marcas sólidas estarão se transformando em um grande amontoado de virais e conteúdo de má qualidade. O grande desafio dentro dessa questão é entender que ter um perfil em uma rede social não dá carta branca para publicar qualquer coisa. Antes de tudo, é preciso compreender os valores e representar o nome e a identidade de uma empresa, e isso carrega uma grande responsabilidade.

engajamento-002

O que realmente está em pauta no final das contas, não são os números que serão apresentados ao cliente nos relatórios, mas sim o quão sólida e relevante a sua marca é para os usuários que a seguem. A construção do branding de uma marca é um trabalho delicado, onde um passo em falso pode colocar a perder meses inteiros de produção.

engajamento-003

O planejamento de conteúdo para Mídias Sociais engloba e estuda o que os seguidores da empresa buscam, o que é interessante para eles, como fidelizá-los e como gerar mais conversões em vendas, downloads ou preenchimento de formulários.

Profissionais de Social Media que trabalham com conteúdo pouco sólido e grande quantidade de virais tem seus méritos por estarem sempre presentes e atentos ao que os usuários estão dizendo. Contudo, para ter uma Gestão de Mídias Sociais verdadeiramente eficaz, é necessário conhecer mais à fundo os conteúdos que serão abordados, e não somente repetir o que já está sendo dito e ignorar o branding e os valores das marcas.



Nenhum Comentário


Deixe um comentário

ÚLTIMOS PROJETOS


SOBRE A GO2


Unindo o que há de melhor em Tecnologia e Interatividade, a Go2 é responsável por pensar e desenvolver novas maneiras de interação, novos meios em que possam ser expressadas as suas ideias e contadas suas historias.